Coifa ou Depurador?

Dúvidas como essa sempre surgem na hora de montar uma cozinha. E hoje eu vou explicar bem rapidinho qual a diferença entre eles.

Resumindo:

Tanto a coifa quanto o depurador auxiliam na circulação de ar através de sucção reduzindo, odores, fumaça e gordura no ambiente.

A diferença básica está na potência e capacidade de sucção do ar e para onde ele é “jogado”. Ambos possuem o modo exaustor e o modo depurador, mas a coifa costuma ser mais eficiente.

Agora sim:

Existem outros pequenos detalhes que devem ser levados em consideração na hora da escolha.

A Coifa pode funcionar como exaustor ou como depurador na maioria dos modelos.

Como exaustor, ela funciona sugando o ar do ambiente que passa por um filtro de carvão ativado e ai é lançado para fora.

Como depurador ela filtra o ar e o devolve para o ambiente.

Coifa ou Depurador

Esquema de funcionamento de uma coifa no modo exaustor e no modo depurador.

O custo médio  fica em torno de R$800,00 à R$5.000,00, dependendo do fabricante e das especificações técnicas de cada uma.

A coifa normalmente possui um design mais interessante que pode valer a pena para quem também busca modernidade e beleza. Além disso, mesmo no modo depurador, ela tem um poder de sucção maior que o depurador, ou seja, é uma opção bastante interessante,mesmo que você não tenha possibilidade de utilizar como exaustor por alguma impossibilidade da edificação. É necessário tomar cuidado com os armários, pois podem “tampar” a saída de ar. Verifique o manual de instalação para se certificar que é possível fazer instalação de marcenaria ao redor da coifa nesse caso.

Já o Depurador, funciona filtrando o ar do ambiente e retornando após a passagem do filtro. Normalmente é um aparelho menor e de design mais simples. Isso reflete no preço que é bem mais acessível. Ele precisa de parede para ser fixado, portanto é necessário verificar se ele se adequa ao projeto proposto. Em caso de penínsulas na cozinha, não é uma boa ideia. Alguns modelos também possuem o modo exaustor, caso você queira fazer um investimento menor e possa fazer uma instalação externa. (Em caso de condomínios, atente-se se existe uma passagem de duto ou se as regras permitem essa instalação).

Se a sua preocupação for custo benefício, a coifa é uma boa saída. Pois a longo prazo tende a ser mais eficiente.

Tem algo que eu possa ajudar?

Me manda um e-mail no contatorparquitetura@gmail.com

Eu vou adorar te ajudar!

um beijo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s